A revista Cadernos de Estudos Africanos é uma publicação do Centro de Estudos Internacionais do Iscte que explora temáticas e dinâmicas africanas de uma forma multidisciplinar, envolvendo toda a comunidade científica internacional incidente nas áreas de Ciências Sociais e Humanas. O seu primeiro número data de 2001, mantendo uma periodicidade semestral desde então.

Neste âmbito, selecionámos e recomendamos a leitura e consulta de 5 números da revista para melhor compreender a evolução das dinâmicas relevantes para o quadro temático sobre o qual incide o Projeto “Segurança humana e desenvolvimento nas relações UE-África: ODS, migrações e alterações climáticas”.

2020  

Educação e Cooperação: Desafios de uma Agenda Global

Este número temático pretende contribuir para o debate sobre Educação e Cooperação, no âmbito da continuidade dos Congressos Cooperação e Educação que têm sido organizados pelo Centro de Estudos Internacionais do Iscte-IUL e o Instituto Politécnico de Leiria, de forma regular, desde 2010.

2018

Da Resistência Colonial aos Desafios da Contemporaneidade: 40 anos de independência das colónias portuguesas 

O presente número temático elabora, através de diversos contributos empíricos e teóricos, as trajetórias da descolonização portuguesa e as transformações nos respetivos territórios, após a sua independência, contando com a participação de diversos investigadores proeminentes na área.

2017

Desenvolvimento e a Coerência das Políticas  

Este número aprofunda as diversas vertentes da análise do Desenvolvimento e da Coerência de Políticas Públicas, de uma forma multidisciplinar, abordando os temas relativos às relações internacionais e aos estudos africanos de um ponto de vista da política, antropologia, sociologia e economia.

2015 

Camponeses em Movimento. Turbulências entre Dinâmicas Globais, Migrações e Segurança Alimentar  

Este número reúne as publicações derivadas do projeto “African societies facing global dynamics: Turbulences between external intervention, migration, and food insecurity”, que teve como objetivo a análise de temáticas como migrações (internas e internacionais), da transformação agrícola e (in)segurança alimentar em diferentes sociedades, bem como de interligações com outras dinâmicas globais.

2011 

Dossier: Desafios transnacionais de segurança em África no séc.XXI 

Este número apresenta uma compilação de artigos que abordam, de forma multidisciplinar, diversas problemáticas no âmbito das relações transnacionais e as suas implicações para a segurança internacional, com especial enfoque nos movimentos populacionais entre Estados Africanos, e entre estes e Estados europeus.  

Artigos relacionados

CPLP – Um novo começo?
Uma entrevista com…
Instituto da Defesa Nacional
Instituto da Defesa Nacional – 5 Publicações para ler