CEI-Iscte e IDN promovem o projeto “Segurança humana e desenvolvimento nas relações UE – África: migrações e alterações climáticas”

O nexo segurança-desenvolvimento no contexto da UE, que se caracteriza pela conflação de preocupações tradicionais de segurança com a política geral de desenvolvimento, tem vindo a ganhar importância, especialmente desde o lançamento da Estratégia Europeia de Segurança (2003) e do Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento (2005). Nestes documentos, a UE reconhece que não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e segurança e que, sem desenvolvimento e erradicação da pobreza, não pode haver paz sustentável. 

No ano da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, o Centro de Estudos Internacionais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto da Defesa Nacional promovem o projeto “Segurança humana e desenvolvimento nas relações UE – África: migrações e alterações climáticas”, coordenado pelo Prof. Luís Nuno Rodrigues e com a colaboração dos investigadores do CEI-Iscte, Inês Marques Ribeiro, Pedro Seabra e Giulia Daniele. 

Esta iniciativa, co-financiada pelo Camões, I.P., visa contribuir para a produção de conhecimento e para o debate interdisciplinar e intersectorial sobre a integração das políticas nacionais e europeias de segurança humana e desenvolvimento e, no quadro destas, da securitização de questões relacionadas com migrações e alterações climáticas. O projeto procura fomentar a produção e disseminação de conhecimento sobre a integração das políticas de desenvolvimento, segurança, alterações climáticas e migrações na política externa portuguesa e europeia e estimular o interesse de alunos, investigadores, decisores e técnicos pelo tema.

Parceiros

Instituto da Defesa Nacional

O Centro de Estudos Internacionais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa tem como missão principal promover a investigação, o pensamento e a intervenção sobre um conjunto de fenómenos sociais, políticos e económicos complexos que ultrapassam as barreiras nacionais e internacionais. O CEI-Iscte está comprometido na produção de investigação de excelência abordando os maiores desenvolvimentos internacionais, e desafios societais, do século XXI, assim como as consequências da globalização.

Neste compromisso com a política de acesso aberto dos resultados científicos, o CEI-Iscte aderiu a algumas das redes de investigação internacionais em Estudos Internacionais, e articula muitas das suas atividades não só com os programas de mestrado e doutoramento do Iscte, como também com a sociedade civil e instituições públicas, promovendo assim a disseminação da investigação ao público em geral e o envolvimento do mesmo em debates de temas prementes da nossa sociedade.

The Centre for International Studies has as its core mission developing academic research, thinking and intervention in a range of complex social, political and economic phenomena that go beyond national and regional borders. CEI-Iscte is committed to producing research of excellence addressing the most critical 21st Century international developments and societal challenges, as well as the consequences of globalisation. CEI-Iscte develops its research agenda and activities in close articulation with different graduate programs at Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, combining interdisciplinary research with a broad public-oriented activity, promoting research dissemination and public awareness of science and engaging in public debates. Committed to a policy of open access for its research outputs, CEI-IUL is already a member of some of the leading international research networks on International Studies and articulates many of its activities with civil society and public institutions.

O Instituto da Defesa Nacional (IDN) tem como missão principal o apoio à formulação do pensamento estratégico nacional, assegurando o estudo, a investigação e a divulgação das questões de segurança e defesa. O IDN prossegue as seguintes atribuições: 1) Assegurar o apoio à formulação e desenvolvimento do pensamento estratégico nacional nos domínios relacionados com a segurança e defesa; 2) Fomentar a elaboração e discussão de outras vertentes ligadas a um pensamento estratégico nacional, em sinergia com os organismos públicos e privados vocacionados para tal; 3) Assegurar a investigação, o estudo e a divulgação das questões de segurança e defesa; 4) Promover e reforçar as relações civis-militares e valorizar os quadros das Forças Armadas, da Administração Pública, dos setores público, privado e cooperativo, através do estudo, divulgação e debate dos grandes temas nacionais e internacionais com incidência no domínio da segurança e defesa; 5) Contribuir para a sensibilização da sociedade para as questões da segurança e defesa, em especial no que respeita à consciência para os valores fundamentais que lhe são inerentes; 6) Fomentar a investigação nos domínios das relações internacionais e da segurança e defesa; 7) Cooperar com organismos congéneres internacionais.

The National Defense Institute’s (IDN) main mission is to support the development of strategic studies, the systematic research of security and defense issues and the ample and free public discussions and dissemination of the results. IDN carries out the following tasks: 1) Support the formulation and development of strategic thinking and public policy in areas related to security and defense; 2) Encourage the free debate of other dimensions linked to a national strategic thinking, in close cooperation with public and private organizations; 3) Support high quality research and wide public dissemination of security and defense issues; 4) Promote and strengthen civil-military interactions through the study, dissemination and debate of major national and international issues with an impact on security and defense; 5) Contribute to raising the awareness of security and defense issues; 6) Promote research in the fields of international relations and security and defense; 7) Cooperate with international counterparts.